seleção de originais – 2020
Seleção Abril – Julho
Autores selecionados desta seleção!
Poemas:
Osvaldo Duarte . Poemas
Contos:
Luiz Henrique Barroso de Carvalho . Mirante farpado
Maceió, AL
Romance:
*nuno gonçalves pereira, demência peregrina
Cachoeira, BA
rodrigo novaes (corisco moura), o homem sem sombra
Florianópolis, SC
tranço cabelo, cai um raio
Gabriela Clara Pignataro
“Tranço cabelo, cai um raio” é uma seleção de alguns poemas de Gabriela Pignataro que foram publicados em seus livros anteriores. As escolhas do tradutor referentes aos poemas que seriam publicados e a organização destes são admiráveis porque constróem, como uma trança – do topo da cabeça até o fim, que é soltura (e, portanto, interpretação do leitor) a relação criada no título do livro, entre a Gabriela e todas as coisas a sua volta.
– Lubi Prates [prefácio]
gravuras japonesas
John Gould Fletcher
Nos poemas a seguir tomei como temas certos desenhos da chamada escola Ukiyo-ê (ou Mundo Flutuante). Feitas para consumo puramente popular, essas gravuras eram obras de artistas que, independentemente do talento, foram desprezados pelos literatos da época. São obras que compartilham ao menos uma característica com a poesia japonesa: exaltam os assuntos mais comuns, mais triviais através do significado universal dos trabalhos artísticos.
– prefácio do próprio autor
corpo transparente
Max Blecher
De repente, de modo intempestivo, pequenos rompantes sutis, delírios rítmicos, cores em pizzicato nos acometem de um estranhamento de outra monta que não o choque, micro-deslocamentos vão nos entretecendo em algo outrora frívolo, uma ingenuidade tão despretensiosa que desbarata qualquer pedantismo do entendimento, deslocando o tom que tínhamos ali a mão, tão certeiro, da realidade que tínhamos ali, tão imediata.
– Caio Russo [prefácio]
azules
Cristiane Grando
– Ligia Karina Martins de Andrade [apresentação]